"O mundo precisa saber que existem enormes diferenças de comportamento humano. As pessoas estão muito dispostas a descartar alguém que não responde como elas gostariam."
Do garotinho de cinco anos que já tinha problemas de relacionamento na escola ao adolescente excepcional em física e eletrônica ,colecionador de notas baixas e problemas comportamentais, Olhe nos meus olhos relata trechos e episódios da vida de quem sofre com a Síndrome de Asperger.
John só recebeu o diagnóstico de Asperger - um tipo de autismo até então desconhecido - aos 40 anos,de um amigo médico.Antes disso,teve que conviver com a exagerada timidez que por vezes irritava o pai alcoólatra e a mãe que morreria num sanatório.Desenvolveu, a partir da paixão pela matemática e pela física, a habilidade de consertar aparelhos eletrônicos velhos e carros.E uma estupidez digna de qualquer garoto,ao tentar pregar peças no irmão mais novo, o ‘verme’, ou mesmo ao tornar-se um adolescente que não gostava nem das aulas, nem da maioria dos colegas, nem dos professores.
O livro é uma auto-biografia bem humorada, comovente e excepcional da vida de quem tenta aprender a lidar com a taxação de ‘doente mental’.Um relato íntimo, porém nunca unidirecional, do garoto que saiu de casa aos 17 anos, comprou uma motocicleta e acabou trabalhando com bandas como Kiss e Pink Floyd, e do adulto que conseguiu, junto com o diagnóstico, aceitação e auto-conhecimento.
Olhe nos meus olhos é uma leitura agradável e simples o bastante para que você começe a ler e tenha vontade de parar só quando as páginas acabarem!