Pages

sábado, 17 de novembro de 2012

O Menino do Dedo Verde


O Menino do Dedo Verde é um daqueles livros fininhos, cheios de mensagens especiais e beleza, que foram criados em momentos de profunda inspiração. A história tem uma forma particular de enxergar como as pessoas se relacionam, sob uma perspectiva diferente daquela a que estamos habituados. É cativante, bonita e para quem gosta d'O Pequeno Príncipe de Saint - Exupéry, há uma semelhança impressionante entre os dois garotos, algo em Tistu - o menino do dedo verde - que o torna tão mágico quanto o pequeno perguntador que apareceu no deserto durante a Primeira Guerra e cativou adultos e crianças do mundo inteiro.

Acho engraçado pensar que  Tistou Les Pouces Verts - o título original -  foi uma aquisição que não me deixou tão feliz assim logo de cara. Um livrinho surrado, velho, e com todos os desenhos da mesma cor – obviamente verde. Folheei as primeiras páginas, dei uma olhada no primeiro capítulo, e vi que era um daqueles livros sobre crianças, ao estilo d’O Pequeno Príncipe ou O Menino do Pijama Listrado. E foi escrito por alguém da Academia Francesa. ‘Sim, então eu levo esse aqui mesmo. ’ Na pior das hipóteses, seria uma leitura rápida. 

Mas há sim, descobri durante a leitura, algo de muito especial na história. O olhar do menino, a compreensão que ele tem das coisas. E como ele acha que o mundo pode ser melhorado. Na verdade, dá até um pouco de vergonha, se a gente imagina em que tipo de sociedade estamos inseridos, como achamos que entendemos as coisas, quando na verdade não sabemos como resolver quase nada.

"Tistu era um menino relativamente feliz e muito sortudo. Morava numa mansão ( A-casa-que-brilha) na cidade de Mirapólvora, com o Sr. Papai, a Dona Mamãe e alguns empregados. O Sr. Papai era dono de uma fábrica de canhões, e era muito rico.

Tistu era diferente. Não conseguia assistir as aulas na escola, e era mandado para casa por dormir, toda vez que o professor tentava ensinar algo. os pais ficaram preocupados, afinal, o menino nunca poderia aprender algo, se não conseguia frequentar a escola sem cochilar. O sr. papai ficou muito pensativo, ate decidir que o filho deveria aprender com as coisas da vida, e que não era a escola que iria impedi-lo de ser uma pessoa de bem.

E foi estudando a terra com o jardineiro da família, Bigode, que Tistu descobriu que tinha um dom inestimável e sem igual. Descobriu que tinha o 'Dedo Verde'."

Fiz algumas pesquisas e descobri que O Menino do Dedo Verde foi um dos primeiros do gênero - infanto juvenil - a abordar temas ambientais. E descobri também que virou peça teatral. Enfim, é um pequeno clássico, uma daquelas importantes histórias que devemos ler algum dia. Mais do que conhecimento, a leitura rápida permite que tenhamos noção de que há como transformar nosso planeta um lugar melhor.

É isso. Espero que tenham gostado da dica. 
Até mais!


Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Facebook

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Bluehost Coupons