Pages

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Respeito aos estudantes


Há rumores de uma ‘nova’ greve dos professores no sistema público de ensino superior desde que as aulas foram retomadas, ainda no ano passado. O que já era dito desde setembro, enquanto as instituições federais espalhadas pelo país retomavam lentamente suas atividades acadêmicas, era que o movimento não acabara de fato. O ‘fim’ era na verdade um hiato, depois de todos os acordos falhos nas conversas com o Governo Federal, e o pronunciamento oficial de que não haveria mais negociações. Agora, anuncia-se mais uma paralisação para abril, e há iminência de uma nova Greve, sem dia para acabar. 
É fato, os professores continuam insatisfeitos com os salários ridículos, e o Governo continua segurando as rédeas sem muita abertura para um acordo justo. Em meio a tudo isso, porém, está o grupo menos citado nas pautas das reuniões para acordo salarial: os estudantes. Meses sem aula, futuros profissionais desanimados e desmotivados, esquecidos e ignorados. Enquanto são discutidos -e negados- os reajustes no salário, o Governo e os sindicatos dos professores parecem não pensar em quem está sendo realmente prejudicado com tudo isso: os alunos. 

Enquanto a classe se recusa a ministrar aulas, enquanto os políticos responsáveis por discutir o assunto se recusam a conversar, milhares de estudantes das mais de 50 universidades federais brasileiras ficam à deriva das decisões parciais, meses e meses esperando por algo mais concreto. Muito mais que o salário dos professores, deve-se entender que o que está em questão é o futuro que a educação pública pode ter no país. O ensino público brasileiro já está sucateado há muito tempo, seguindo uma ‘lógica de crescimento’ no mínimo burra, praticamente empurrando para as universidades um número de alunos maior do que a estrutura poderia suportar, e as greves sobre greves estão longe de amenizar o problema. 

Há alguns meses, quando a greve ainda dava seus primeiros passos, professores e líderes estudantis que apoiavam o movimento grevista organizaram assembleias a fim de esclarecer para os alunos o que estava acontecendo, e talvez querendo também que alguns comprassem a briga da categoria. Eu fui a uma dessas assembleias, e a palestrante dizia que a categoria já vinha sendo ignorada pelo Governo Federal há anos, enquanto afirmava: “Somos a única categoria a fazer greve e depois repor todos os dias paralisados. Logo, vocês, estudantes, não estarão sendo prejudicados em nada com isso, porque todos os dias que vocês ficarão sem aula serão adicionados ao calendário letivo, e todo o conteúdo será ministrado”. Em nada? Sabe o que está acontecendo nas salas de aula desde o ‘fim’ da greve, no ano passado? Professores cuspindo o conteúdo. Uma Greve de professores é um problema que, a longo prazo, afeta a qualidade do profissional do futuro, a credibilidade que a educação já não tem com o povo, e ainda vai contra a proposta governamental, de fazer um projeto sólido de crescimento educacional. 

É claro que a classe dos educadores deve lutar por dignidade, e é óbvio que o Governo não dá a mínima para isso. Mas, de forma totalmente diferente, ninguém deve duvidar do quanto os estudantes são afetados por uma paralisação das atividades acadêmicas. Há diversas maneiras de protestar, de se fazer notar, e é arriscado demais pedir o apoio de quem mais perde com uma greve desse tipo. É inevitável, o Estado tenta tirar as coisas de foco, pinta os professores de vilões, ignora o problema, mas nada justifica a maneira como o assunto tem sido tratado, o ângulo a que foi submetido. 

Depois de meses sem aula, e uma nova faísca da Greve dos Professores, algumas coisas ficam claras: falta respeito aos estudantes, por parte da classe que os educa, por parte de quem rege o país, por parte de quem os cobra, por parte dos próprios estudantes. Falta respeito, falta responsabilidade, falta o mínimo de sensibilidade para entender que o problema é muito mais grave e complexo que baixos salários.

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Facebook

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Bluehost Coupons